19/04/2022 às 16:50 Trilhas

Trilha da Ponta de Tucuns – Búzios – RJ

200
3min de leitura

Trilha da Ponta de Tucuns – Búzios – RJ

Entre os dias 11 e 12 de abril fiz mais uma trilha na cidade de Búzios - RJ, desta vez explorei a Trilha da Ponta de Tucuns. Essa trilha tem acesso também no canto direito da Praia de Tucuns, o mesmo acesso ao Mirante das Emerências, com a diferença que logo no início seguimos à esquerda, por opção dividi o percurso em dois dias. No primeiro fui até a extremidade, a Ponta verdadeiramente dita, e no segundo dia percorri o trajeto atrás do morro.

Com uma subida moderada de início, na segunda, dia 11/04, fui recompensado com uma vista deslumbrante da imponência da Serra das Emerências e do Mar de Tucuns. Começava a exploração da Ponta de Tucuns.

O trajeto de aproximadamente 3 km acompanha a Mata e vai margeando o Mar sobre os rochedos, o percurso é bem fácil, com pouca elevação, dificultado apenas pelo capim elevado no início da trilha, mas nada que atrapalhe a caminhada, pelo contrário, é um atrativo a mais.

A trilha é uma aula de meio ambiente, observamos uma riqueza da flora que reproduz em sua essência aspectos da Mata Atlântica e da Caatinga, os cactos estão presentes em todo o percurso. Ao mesmo tempo a fauna surpreende, são inúmeras espécies de aves nativas da região que são vistas durante o percurso. 

Após quase 1 h de caminhada cheguei a Ponta de Tucuns, uma paisagem de tirar o fôlego, digna das melhores trilhas do Brasil. A saída da Mata e a vista do Mar são uma grata surpresa, surpreendente em seus detalhes e harmônica em suas particularidades. Pude observar as Ilhotas das Emerências e as Ilhas do Breu, do Pargo, Comprida, do Papagaio e as Praias das Conchas, do Peró, Caravelas e José Gonçalves.

As enseadas rochosas dão ao local um tempero a mais, o som das ondas batendo nas rochas são de uma beleza assustadora, pois revelam a força da natureza. Do alto deu pra ver os cardumes de peixes e vários barcos de pesca. O local inclusive é frequentado por muitos pescadores diariamente.

No segundo dia 12/04, bem cedo da manhã, segui a trilha reto atravessando a pequena Serra. A trilha de acesso é muito bem manejada e em alguns minutos já cheguei ao primeiro mirante que dá vista ao Mar e a Praia de José Gonçalves. Mais alguns metros e começou uma descida bem íngreme que conta com o apoio de um cabo guia, na verdade um fio de luz (hehehehhehe). O cabo veio bem a calhar, pois a umidade da manhã deixa o trajeto bem escorregadio. Após transpor esse desnível, logo à direita encontrei o acesso à primeira enseada. Um lugar muito massa! Uma verdadeira praia rochosa que me permitiu chegar bem perto d'água.

Voltando à trilha principal tive que subir alguns metros e depois já encontrei um novo mirante que dava acesso à vista para o Mar. Segui mais alguns minutos pela trilha e comecei outra uma descida íngreme que leva a uma formação rochosa, mais uma praia de pedras com aproximadamente 70 m e uma vista direta para Praia de José Gonçalves, ali a força do Mar nas rochas impressionava, também encontrei no local um acampamento de pescadores, pois o lugar é ótimo para pesca. Mas melhor ainda são as paisagens tanto a vista para o Mar quanto a vista para a Serra são impressionantes, um verdadeiro convite à contemplação.

Aproveitei mais uns minutos de contemplação, tirei fotos e retornei para o tradicional banho de Mar de Tucuns. A trilha total tem 2 km contando desde a praia, é bem fácil e muito tranquila sem grandes dificuldades.

A Ponta de Tucuns é de uma riqueza natural sem igual, o verde da mata se confunde com um Mar também esverdeado e com a imensidão. E se há um sentido no encontro da Serra com o Mar na Ponta de Tucuns pude sentir isso na pele, a experiência de estar lá, e viver o momento é o que faz da Trilha um grande presente.


Pra ver mais fotos vá pra nossa galeria:

https://www.jharqueologia.com.br/gallery/85210-trilha-na-ponta-de-tucuns-buzios-rj

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Aventura Búzios Emerências Paisagens Trekking Trilha Tucuns

Quem viu também curtiu

18 de Abr de 2022

Trilha na Serra das Emerências – Búzios – RJ

06 de Mar de 2021

Trilhas Arqueoecológicas

18 de Dez de 2021

Expedição ao Cânion Josafaz - São Francisco de Paula - RS

Logo do Whatsapp