Dr. João Heitor Silva Macedo


     Desde os tempos mais remotos, as comunidades negras têm sido pilares fundamentais na construção e na cultura do nosso país. Esses movimentos não apenas lutam contra a injustiça e a discriminação racial, mas também desempenharam um papel vital na promoção da diversidade, da igualdade e da inclusão em nossas sociedades urbanas. Suas vozes, suas lutas e suas conquistas moldaram nossas cidades de maneiras profundas e significativas.


    Hoje vamos conhecer um pouco mais da história de João Heitor Silva Macedo, historiador e escritro, no programa Viva Ubuntu, desta quarta-feira (06), a apresentação é de Deborá Thomaz Evangelista.



ProvocArte 13-09-2022 (Arte Coletiva Ep 06 Museu Treze de Maio)



Reportagem do GZH sobre aspesquisas arqueológicas realizadas pela equipe da JH Arqueologia e Gestão Cultural em Frederico Westphalen - RS. A equipe coordenada pelo arqueólogo João Heitor Silva Macedo identificou na região sítiospré-cerâmicos atribuidos a tradição humaitá comaproximadamente 6.000 de idade.


link para reportagem na íntegra:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2022/02/sitio-arqueologico-e-identificado-por-pesquisadores-em-frederico-westphalen-cl01h4dvo008o017c9dns8xuh.html

Entrevista concedida à TV Câmara de Santa Maria no programa Câmara Entrevista em 22 de dezembro de 2017 falando sobre a data do 13 de maio, a Museologia e a luta do Movimento Negro.

Transmitido ao vivo em 6 de out. de 2021 • Lançamento virtual do Livro "Cultura, Educação e Ensino de História para Combate ao Racismo - Narrativas sobre a Lei 10.639/03", de João Heitor Silva Macedo

Participação no XXI Congresso da SAB - Mesa Redonda - Os Quilombos na Diáspora Africana e o Papel da Arqueologia dia 10/11/21

Juntamente com as Arqueólogas Irislane Pereira de Morais e Rosinalda Corrêa da Silva debatemos a Arqueologia nas comunidades quilombolas e a luta pelo reconhecimento dessas comunidades.

Participação II Ciclo de Palestras - O Ensino de História através da Arqueologia de Comunidades Tradicionais do PPGH-FURG abordando "O Ensino de História através da Arqueologia de Comunidades Tradicionais", proferida no dia 07/10 (quinta-feira), às 20h, pelos arqueólogos Dr. João Heitor Silva Macedo & Luis Henrique Silva Carvalho.

CONECTANDO SABERES: Narrar para (Re)Existir. Parte I

"(Re) existência Negra: A escola como espaço narrativo de luta e reconhecimento." Atualizamos o debate da Consciência Negra a luz da Pandemia e da Necropolítica, trazendo dados atualizados e referenciais teóricos para debater ações e reações dessa realidade.

Apresentação/ Mediação: Felipe Bragagnolo e Tamara Conti Machado (UFSM)

CONECTANDO SABERES: Narrar para (Re)Existir. Parte II

Transmitido ao vivo em 3 de nov. de 2020 • Apresentação/ Mediação: Felipe Bragagnolo e Tamara Conti Machado (UFSM) Convidado: Prof. Dr. João Heitor Silva Macedo (UNIPAMPA) Tema: "(Re) existência Negra: A escola como espaço narrativo de luta e reconhecimento."

Atualizamos o debate da Consciência Negra a luz da Pandemia e da Necropolítica, trazendo dados atualizados e referenciais teóricos para debater ações e reações dessa realidade.

Programa Tribuna da Cultura - Semana da Consciência Negra - João Heitor Silva Macedo - 23 de nov. de 2016.

Nesse programa falamos sobre a questão do racismo no Brasil, aspectos históricos e sociológicos e problemáticas atuais.

No mês de junho de 2020, o PET - História da África da Unipampa Camus São Borja promoveu o evento online intitulado "Desafios entre a COVID-19 e as Ações Afirmativas", onde foram convidados estudiosos e intelectuais negros para um ciclo de palestras durante o mês. Participamos desse evento no dia 22 de julho com o a seguinte fala: Covid 19 e a 'nova' Necropolítica nas Periferias do Brasil, onde debatemos a obra de Achille Mbembe e a realidade brasileira das periferias.

Resumo sobre a história do Brasil.

16 de mai. de 2013 • Na edição de 10 de maio, o programa D Docente exibiu uma entrevista com o professor de História da rede estadual, e coordenador do Núcleo de Acervo e Exposições do Museu Treze de Maio, João Heitor Silva Macedo. 


O professor falou um pouco sobre o significado da data 13 de maio e, consequentemente, dos 125 anos da assinatura da lei Áurea.

Programa Santa Maria Argumentos - Questão do Negro

• 28 de set. de 2014 • Juntamente com a Professora MARIA RITA PY DUTRA - Doutoranda em Educação - UFSM, debatemos as questões históricas referentes ao racismo no Brasil.

No 1 de jul. de 2020 o Curso de Direito da URI Santiago promoveu a VII Live do curso de Direito, as 17h30min, via Google Meet. Teve como palestrante: João Heitor Silva Macedo - Graduado em Licenciatura Plena em História pela UFSM. Mestre em História, área de concentração Arqueologia, pela PUC/ RS. Doutor em História. É professor substituto na UNIPAMPA - São Borja. Mediadora: Fabiana Barcelos da Silva Cardoso - Prof. da URI Campus Santiago. 


O tema da fala foi o Combate ao racismo no Ensino Superior: questões teóricas e epistemológicas do racismo.

No dia 23/06 a Secretaria Municipal de Educação do Municío de Santa Maria promoveu uma Roda de Conversa com os seguintes temas: 

Necropolítica, cultura e educação: perspectivas para uma educação antirracista 


- Prof Dr. João Heitor Silva Macedo Um olhar sobre a morte como um evento público (Estado) e a morte como um evento privado (individual do ser humano) - Profª Lourdes Passos

Matérias e entrevistas para os canais de comunicação

Poder 360 - Gil rompe padrão de intelectualidade branca na ABL, escreve João Heitor Silva Macedo

Eleito novo ocupante da cadeira 20, Gil é o segundo brasileiro negro desde a criação da Academia.


Diário de Santa Maria - Professor de Santa Maria João Heitor Silva Macedo lança livro sobre a luta contra o racismo na educação

Obra de João Heitor Silva Macedo intercala anos de pesquisa sobre o tema com a narrativa de sua própria história


Livrologia - Lançamento do Livro CULTURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA PARA O COMBATE AO RACISMO: NARRATIVAS SOBRE A LEI 10.639/03


Sina - Por que ainda falamos em cotas? por João Heitor Silva Macedo