18/04/2022 às 22:29 Trilhas

Trilha na Serra das Emerências – Búzios – RJ

185
4min de leitura

Trilha na Serra das Emerências – Búzios – RJ

Desde a primeira vez que vim para a cidade de Búzios me impressionei com a beleza e imponência da Serra das Emerências na Praia de Tucuns. Sua presença se impõe frente ao Mar e oferece aos visitantes uma experiencia sem igual do encontro entre a Serra e o Mar. Foram essas características que me seduziram desde o início para realizar a trilha ao Mirante das Emerências, experiência que relato aqui neste texto.

A Serra das Emerências, caracterizada como um maciço litorâneo que emerge das restingas da planície litorânea, apresenta formações vegetais que fogem do aspecto exuberante que as Florestas de Encosta do Estado costumam apresentar. As matas da Serra enquadram-se perfeitamente na definição de floresta seca, com características de “caatingas”, e com uma diversidade muito grande de espécies. Com uma altitude de aproximadamente 190 m de altura, a Serra é um reduto da Fauna Silvestre e de remanescentes de Pau Brasil perceptíveis ao longo das trilhas que cortam a região.

Observar a Serra da Emerências a partir da Praia de Tucuns é um convite a aventura. Da beira do mar é possível vislumbrar o acesso as Trilhas que se projetam para Serra, e foi sem dúvida isso que me provocou a conhecer os vários acessos ao mar e as trilhas de Acesso ao Mirante das Emerências. Partindo da Praia é possível acessar através das trilhas as formações rochosas do outro lado da Serra e do mirante, é possível ainda contemplar a Praia de José Fernandes e as praias da cidade de Cabo Frio.

Em um domingo de folga deixei o desejo de lado e parti para o ataque a Serra das Emerências. As 6h da manhã já estava na trilha. Meu ponto de partida foi a Praia de Tucuns, acompanhado por uma mochila de ataque com água e informações que coletei na internet fui em direção à margem direita da praia onde começa a trilha. Confesso que a caminhada até o acesso a trilha também é uma dádiva, pois se trata de uma restinga entre dunas que oferecem uma paisagem linda.

Ao chegar ao fim da praia, no acesso a trilha, outro ponto de beleza sensacional são as formações rochosas da Serra que se projetam dentro do Mar. Depois de contemplar por instantes o Mar batendo nas rochas comecei minha trilha. Minha primeira intenção era ultrapassar a Serra na sua porção mais baixa e acessar o outro lado, um pequeno trajeto de apenas quinze minutos em uma trilha bem manejada. A dificuldade está só no desnível inicial, mas que em seguida é superado por uma bela vista da Praia que vai ficando para trás. No outro lado, a surpresa é enorme, pois se trata de um ambiente isolado com uma visão do Mar aberto sem precedentes. A coloração chega a ser surreal, um tom de azul só visto em Tucuns e margeado por uma natureza preservada. Fiquei alguns minutos tirando fotos.

Após mais alguns minutos de contemplação parti para o meu objetivo principal, a Serra das Emerências. Tive que retornar alguns metros e acessar uma trilha a esquerda rente a cerca de uma propriedade. A partir daí foram cinquenta minutos de caminhada rumo ao topo da Serra. A trilha é em definida, mas íngreme em um nível moderado, o que torna ela um pouco mais difícil é o desnível acumulado. Posso dizer que suei aos cântaros!

A trilha segue ao lado de uma cerca até o topo e ao longo da subida há vários espaços na floresta que nos permitem uma visão do Mar, o que já uma dica do está por vir. Devido a chuva na noite anterior a trilha estava embarrada o que ajudava a dificultar um pouco, mas nada que tirasse a emoção da trilha. Perto das 8h da manhã cheguei ao mirante, e lá uma vista digna de uma pintura surrealista. Das alturas das Emerências as cores do Mar de Búzios e Cabo Frio ganham novas tonalidades, de todos os ângulos temos uma paisagem sensacional e diferenciada. As nuances do azul do Mar contrastam com o verde da floresta e tornam a paisagem uma arte natural.

A Serra faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol uma unidade de conservação protegida pelo estado e lá encontramos muitas espécies da flora e da fauna em pleno habitat. Aves de rapina, micos, macacos e exemplares o "Pau-Brasil" são comuns em todo o percurso. Ao longo do percurso me deparei com alguns deles, principalmente macacos e micos, que transitam ao redor da trilha naturalmente e fazem gracejos aos visitantes.

O mirante, de onde partem os voos de Asa Delta e Paraglider é um paraíso para os amantes do outdoor. Ao chegar lá me deparei com outros grupos de trilheiros e bikers, pois há outros acessos para o mirante. Vindo do bairro de José Fernandes existe até uma estrada de fácil acesso.

Descansei alguns minutos, contemplei a paisagem e tirei muitas fotos. Após meia hora no Mirante comecei a descida, inicialmente pensei em descer por outro acesso, mas como não havia estudado bem resolvi não arriscar e acabei voltando pela mesma trilha. Uma nova aventura, pois devido a chuva da noite anterior, que já havia citado, a descida ficou ainda mais escorregadia exigindo cuidados extras.

Em instantes estava chegando novamente a Praia de Tucuns e fui direto para um banho de Mar, algo necessário, pois estava podre de suor. Do Mar contemplava a Serra de onde recém havia chegado...

A trilha foi uma realização pessoal e motivadora diante da beleza do trajeto, da riqueza da fauna e da flora. A Serra das Emerências é um presente pra quem curte esse encontro entre Serra e Mar, os esportes de aventura e reforça em mim essa sina por estar na natureza em seu estado pleno.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Búzios Emerências natureza Serra Trilha

Quem viu também curtiu

19 de Abr de 2022

Trilha da Ponta de Tucuns – Búzios – RJ

06 de Mar de 2021

Trilhas Arqueoecológicas

18 de Dez de 2021

Expedição ao Cânion Josafaz - São Francisco de Paula - RS

Logo do Whatsapp