18/02/2022 às 22:30 Arqueologia

O QUE É ARQUEOLOGIA?

787
3min de leitura

O QUE É ARQUEOLOGIA?

A pergunta título desse texto é recorrente entre curiosos e até acadêmicos, e faz parte da dura tarefa do Arqueólogo, que é definir o que ele faz. Desde seu surgimento a Arqueologia transita entre as Ciências Humanas como História, Sociologia e Antropologia, pairando sob um certo ar de ciência exótica. Muito desse perfil, misterioso e aventureiro advém também da influência do cinema, quem não lembra dos filmes do Indiana Jones? Mas para além do fetiche aventureiro a Arqueologia é uma ciência com método e técnica muito específicas.

De uma forma bem direta a Arqueologia é a ciência que estuda a produção material dos seres humanos, ou seja, tudo aquilo que nós arqueólogos definimos como “cultura material”. Tania Andrade Lima Arqueóloga da UFRJ defende que “nessa linha de pensamento, a cultura material foi entendida como um reflexo passivo da cultura (...)” (LIMA, 2011), a materialidade de processos de interação social que são em si a própria cultura.

“Conforme defende Funari (2003), a Arqueologia se caracteriza como uma ciência que se debruça sobre o estudo da materialidade elaborada pelas sociedades humanas como um dos aspectos de sua cultura – em sentido amplo – sem limitar-se ao caráter cronológico. A Arqueologia, portanto, é uma das disciplinas científicas que estudam as relações entre cultura material e sociedades estabelecidas na longa duração.” (IPHAN)

A arqueologia de forma didática, é a materialização da história, é a ciência que através de seus métodos e técnicas, torna a história palpável e oferece uma interação com outras ciências que permite o entendimento da realidade através da dimensão material. Prédios, utensílios domésticos, artefatos são objetos de estudo do arqueólogo que lê esses como documentos e nos oferece uma interpretação a partir dessas fontes.


Não somos caçadores de tesouros!

Muita gente confunde o Arqueólogo com um caçador de tesouros, e isso também se justifica pela influência da mídia de entretenimento, filmes, animações deram ao arqueólogo um contorno lúdico e um pouco sensacionalista. Mas a questão é que não procuramos tesouros! A ciência arqueologia é pautada por procedimentos técnicos e por investigação científica que não objetiva o fetiche material, ou seja, trabalhamos com documentos e em busca do conhecimento para dar suporte a outras áreas como a história, a sociologia, a antropologia e a geografia. 


Também não procuramos dinossauros!

Pois é! Ainda hoje muita gente acha que o arqueólogo é o profissional que escava dinossauros, e na verdade não é. A ciência que estuda os Dinossauros é a Paleontologia, um ramo próximo, com métodos de campo semelhantes, mas diferente em seu objeto de pesquisa. A Paleontologia estuda os seres vivos fossilizados e em processo de fossilização, ficando com a Arqueologia a dimensão humana, suas produções e relações sociais.


Tipos de arqueologia

A dimensão do campo de pesquisa da arqueologia é muito amplo e se estende através da temporalidade dos objetos de estudo a tipologia e as interações com outros campos do conhecimento o que torna a área extremamente diversificada. Por isso a definição de uma tipificação da arqueologia é muito complexa. Se analisarmos os grupos de pesquisa da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) encontraremos ali mais de 40 grupos diferentes e que caracterizam subáreas, entre elas: Arqueologia quilombola, Arqueologia de contrato, Bioarqueologia, Arqueologia do presente, etc.

Podemos ainda localizar em uma rápida zapiada pela internet outras tipificações: Arqueologia experimental, Arqueologia industrial, Arqueologia urbana, Arqueologia submarina, Arqueologia histórica, Arqueologia pré-histórica, Astroarqueologia, Etnoarqueologia, Arqueologia de Gênero, Arqueologia da Paisagem, Arqueozoologia, entre outras.

A inter e a multidisciplinaridade inerente a questão do objeto de estudo é que torna a Arqueologia tão ampla e diversificada e em constante construção na busca do conhecimento.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arqueologia ciência cultura material tipos

Quem viu também curtiu

02 de Mar de 2022

GESTÃO CULTURAL PRA QUÊ?

10 de Mai de 2021

Prospecções Arqueológicas

03 de Mar de 2021

Arqueologia das margens do Rio Uruguai - São Borja - RS

Logo do Whatsapp