18/12/2021 às 17:46 Trilhas

Expedição ao Cânion Josafaz - São Francisco de Paula - RS

111
3min de leitura

Entre os dias 17 e 20 de setembro, realizamos um Trekking no Cânion Josafaz em São Francisco de Paula - RS. A aventura fez parte de uma ação integrada entre os vários atores da Rede Brasileira de Trilhas no Rio Grande do Sul que estão implementando os Caminhos das Araucárias, Caminho dos Morros de Porto Alegre e o Corredor Ecológico da Quarta Colônia. A expedição Conectando Caminhos, nome dado a empreitada, teve como objetivo a integração e a troca de experiências entre os principais atores desse processo de construção.

A ideia da expedição surgiu no mês de março de 2021,e assumiu proporção de evento ao integrar no processo de planejamento membros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula, Emater de Itaara e a Prefeitura Municipal de Morrinhos do Sul. A parceria no processo resultou em uma atividade de trekking e uma troca de informações intensas, que foi do planejamento a realização da atividade.

A aventura foi dividida em duas etapas: no primeiro dia foi realizada a Trilha do Tajuvas. Partimos da sede da Prefeitura de Morrinhos do Sul, ponto de encontro das equipes e nos deslocamos de van até o início da trilha que conduzia até a Cascata do Cânion Pedra Branca Percorremos aproximadamente 17 km em uma ascensão de quase 1000 m, numa trilha desafiadora premiada ao final com uma visão exuberante, a Cascata do Cânion Pedra Branca. a dificuldade da escalaminhada exigia muito preparo físico dos caminhantes. Cada passo era pensado e executado com muita cautela, eu mesmo sofri com câimbras. A noite, já nos campos de cima da serra, realizamos um acampamento que contou com a equipe de apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Paula em uma bela confraternização com direito a churrasco campeiro e vinho colonial. 

No segundo dia, acordamos bem cedo, desmontamos do acampamento e seguimos a trilha pelos campos de cima da Serra. Em um percurso de aproximadamente 5 km chegamos ao vértice do Cânion Josafaz, nosso objetivo. Lá encontramos mais um presente da natureza, uma cascata lindíssima e uma natureza em sua plenitude. Após um breve descanso, seguimos o Trekking até o acesso a Trilha das Cumieiras, onde começamos o trajeto de retorno a cidade de Morrinhos do Sul - RS. Mais um desafio, uma desescalaminhada com desnível de 1000 m de altura, muita neblina e cercado por penhascos íngremes o que aumentou a nossa adrenalina.

Ao final do dia a sensação de realização e superação do desafio tomou conta de todos e todas. A aventura resultou em uma experiência indescritível. Contemplação, admiração e respeito à natureza são adjetivos que definem a experiência. A expedição nos levou a uma vivência diferenciada em meio natural, onde contemplamos as belas paisagens dos Cânions do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao mesmo tempo que possibilitou uma ação integrada entre os grupos envolvidos provando que a Rede Brasileira de Trilhas é uma realidade possível.

Clique aqui e veja as foto

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aventura Cânion Josafaz rede brasileira de trilhas Trekking

Quem viu também curtiu

19 de Abr de 2022

Trilha da Ponta de Tucuns – Búzios – RJ

18 de Abr de 2022

Trilha na Serra das Emerências – Búzios – RJ

06 de Mar de 2021

Trilhas Arqueoecológicas

Logo do Whatsapp