30/03/2022 às 19:16 Literatura

Lançamento do Livro: Cultura, Educação e Ensino de História para o Combate ao Racismo

135
1min de leitura

NARRATIVAS SOBRE A LEI 10.639/03.

Quando falamos em cultura, estamos nos referindo a comportamentos, hábitos herdados e repassados de geração para geração e que dão os contornos a nossa sociedade. Por esse motivo surpreende que no Brasil ainda hoje, século XXI, ainda tenhamos que falar de racismo.

”CULTURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA PARA O COMBATE AO RACISMO:NARRATIVAS SOBRE A LEI 10.639/03” é o primeiro livro de João Heitor Silva Macedo, e trata de sua Tese de doutorado em História, onde aborda a aplicação da Lei 10.639/03 a partir de suas próprias narrativas históricas e dos protagonistas desse debate: professores e o Movimento Negro. As experiências vivenciadas são carregadas de reflexões referentes ao marco legal de combate ao racismo na educação e a própria luta histórica do Movimento Negro.

Mas a obra vai mais longe, debate o Ensino de História, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e oferece a perspectiva de uma epistemologia africana para o combate ao racismo apresentando autores e conceitos para consolidar sua proposta.

O livro é uma reflexão, uma proposição e merece circulação, pois os saberes apresentados são necessários para que possamos pensar uma Educação Antirracista e uma sociedade mais justa e igualitária sem preconceitos.

Segue Link para Download em versão PDF 

https://www.jharqueologia.com.br/livros-publicados

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp