10/05/2021 às 18:42 Arqueologia

Prospecções Arqueológicas

500
2min de leitura

Mais do que um método um tipo de pesquisa arqueológica de caráter fundamental que envolve História, Geografia e a Arqueologia.

O que é Prospecção Arqueológica?

A prospecção é a etapa inicial de qualquer pesquisa arqueológica, configura-se como uma etapa que orienta os outros procedimentos arqueológicos e avalia o potencial arqueológico. Antes de ir a campo o Arqueólogo realiza uma profunda pesquisa prévia para elaborar uma boa base de dados e possibilidades do que irá encontrar em campo. O estudo de mapas, cartas topográficas, GPS e até mesmo fotos de satélite são parte deste estudo prévio.

A prospecção arqueológica é um conjunto de operações que visam a identificar a presença de vestígios arqueológicos na superfície do solo ou no subsolo, recobertos pelo sedimento. Esse levantamento permite, detalhar informações com o perfil arqueológico da região.

A prospecção, enquanto método de campo serve para o levantamento de informações preliminares de caráter social, geográfico e antropológico que permitam definir, as características do povoamento humano na região estudada. De forma teórica se enquadra na perspectiva da Arqueologia Espacial, pois usa um amplo estudo com a interface das ciências naturais e exatas a medida que análise o impacto humano na paisagem.

Nesta fase da pesquisa, se integram os trabalhos de levantamento da cultura imaterial das comunidades locais, tendo em vista o estabelecimento da relação entre o estado de conservação do patrimônio natural e cultural concebida como Paisagem Cultural, e as condições socioeconômicas dessas populações.

As prospecções podem ainda ser divididas em Prospecções de solo e de superfície. Na prospecção de solo há a realização de pequenas intervenções estratigráficas com pás, enxadas e trado para verificar o potencial arqueológico. Já a prospecção de superfície não interfere no solo, consiste em limpezas e sondagens superficiais para identificação de vestígios materiais na superfície do solo. Há neste caso o uso de facões, podão e outros instrumentos.

Por si só a prospecção é a interdisciplinaridade em prática, pois as ações desencadeadas durante a pesquisa de campo caminham lado a lado sempre na perspectiva da intervenção da Paisagem e no manejo ambiental necessário para a conservação e preservação do meio ambiente.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

campo pesquisa prospecções

Quem viu também curtiu

18 de Fev de 2022

O QUE É ARQUEOLOGIA?

02 de Mar de 2022

GESTÃO CULTURAL PRA QUÊ?

03 de Mar de 2021

Arqueologia das margens do Rio Uruguai - São Borja - RS

Logo do Whatsapp